terça-feira, 22 de novembro de 2016

Gêneros teatrais

Gênero teatral é uma definição sempre questionável. Como toda generalização, sempre deixará de lado traços particulares de cada obra individual e, como toda definição, ela será sempre marcada por questões e pontos de vista de cultura e de cada época.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gênero_teatral

Resumo de alguns gêneros teatrais:

Auto  É um subgênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade Média, na Espanha,  por volta do século XII. Em Portugal, no século XVI Gil Vicente é a grande expressão deste gênero dramático. O auto visava satirizar pessoas. A moral é um elemento decisivo nesse subgênero.

Comédia Peça teatral que tem o propósito de provocar riso nos espectadores, tanto pelas situações cômicas,   pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história. Baseia-se em algum episódio ou comportamento exagerado. Deve ser ao mesmo tempo engraçado e crítica, raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sociais.

Drama  É um gênero onde o enredo  se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. É entendido também como uma forma acentuada de tragédia.

Farsa  Gênero teatral cômico, menos exigente que a alta comédia , que tem por objetivo principal divertir o público. É uma modalidade burlesca, caracterizada por personagens e situações caricatas. Não pretende o questionamento de valores.

Melodrama O termo melodrama generalizou-se como um sinônimo de certo tipo de produção cultural que procura efeitos fáceis e conhecidos de envolvimento do público, com a utilização de fundos musicais que procuram induzir a plateia ao choro ou ao suspense, com um sentimentalismo exagerado.

Ópera É um gênero artístico que consiste num drama encenado com música. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.

Mímica Peça de teatro em que os atores representam apenas por gestos. Domina a arte de exprimir os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos. Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem o uso da fala.

Musical É um estilo de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. A música apresenta uma forma excelente de expressar a emoção.

Teatro de Revista É um gênero de teatro, de gosto marcadamente popular, que teve alguma importância na história das artes cênicas. Tem como características principais a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade e à comédia leve, com críticas sociais e políticas.

Tragédia É uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

Teatro Invisível Neste gênero, uma cena do cotidiano é encenada e apresentada no local onde poderia ter acontecido, sem que se identifique como evento teatral. Desta forma, os espectadores são reais participantes, reagindo e opinando espontaneamente à discussão provocada pela encenação.

www.reginavogue.com.br/generos.php








Mais informações sobre o assunto:

http://www.desvendandoteatro.com/gneros.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário