A origem
do teatro remonta as primeiras sociedades primitivas como rituais religiosos,
em que acreditava-se que danças imitativas seriam propiciadores de poderes
sobrenaturais. Portanto, o teatro em suas origens possuía um carácter
ritualista. Com o passar dos tempos, o teatro perde essas características e dá
lugar a um modelo mais educacional. Ainda num estágio de maior desenvolvimento,
o teatro passou a ser o lugar de representação de lendas relacionadas aos
deuses e heróis.
Na
Grécia antiga, os festivais anuais em honra ao deus dionísio (baco, para os
romanos) compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e
comédias. Durante as celebrações, que duravam seis dias em meio a procissões e
com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cânticos líricos que mais
tarde evoluíram para a forma de representação cênica como hoje conhecemos. Seu
florescimento ocorreu entre 550 a.C. e 220 a.C.,
sendo cultivado em especial em Atenas,
que neste período também conheceu seu esplendor. O teatro grego espalhou-se desde
a Ásia Menor até a Magna Grécia e norte da África.
É na Grécia que surge a tragédia, a comédia e a sátira. No teatro da
antiguidade todos os papéis eram representados por homens, já que a participação
de mulheres não era permitida.
Exemplo de Teatro Grego |
Com a
decadência da Grécia e o domínio de Roma, os romanos absorveram o teatro grego,
do qual tirou todos os modelos. Apesar de ter sido totalmente baseado nos
moldes gregos, o teatro romano criou suas próprias inovações, como a pantomima,
em que apenas um único ator representa todos os papéis, com a utilização de
máscara para cada personagem interpretado. Roma elevou o teatro ao status de
espetáculo, onde a finalidade era oferecer ócio e diversão aos cidadãos. Para
atender este objetivo criou-se o Circo Romano,
usado para corridas de cavalos e quadrigas;
o Anfiteatro,
usado para as lutas entre Gladiadores; e o teatro romano para as encenações de peças gregas e
romanas.
Teatro Romano - Coliseu |
Com o advento do Cristianismo, o teatro não
encontrou apoio de patrocinadores por
ser considerado pagão. Desta forma, as
representações teatrais foram totalmente extintas, por perda de interesse do
público. O renascimento do teatro se deu, paradoxalmente, através da própria igreja,
entre os séculos V e XV, e foi chamado de Teatro Medieval. O renascimento do
teatro se deveu à representação da história da ressurreição de Cristo. Desde o
século XV, trupes teatrais agregavam-se aos domínios de senhores nobres e reis,
constituindo o chamado teatro elisabetano. O grupo teatral, ainda constituído
exclusivamente por homens, era formado pela nobreza e membros da realeza. Durante
esse período, o teatro medieval pode ser classificado em duas vertentes: o
teatro sacro, relacionado aos temas religiosos, e o teatro profano, com o uso
de farsas e jograis, cujos temas eram de caráter popular, cômico e moralizante.
Teatro Medieval |
Na Itália, no século XV, o
teatro renascentista rompe com as tradições do teatro medieval. Um dos marcos
nesse período foi a utilização de mulheres nas representações, fato que passou
a se estender a outros países. A partir
do século XVII, as mulheres começaram a fazer parte das atuações teatrais na
Inglaterra e na França. Diferentemente do teatro medieval, que possuía um
caráter religioso, o teatro renascentista apostou no teatro popular de viés
cômico e burlesco. É neste cenário que surge o “bobo da corte” e a comédia como
conhecemos hoje. Esse tipo de teatro se desenvolveu em diversos países
europeus: Itália, Inglaterra, França e Espanha. Os dramaturgos mais expressivos
foram Shakespeare, Miguel de Cervantes e Nicolau Maquiavel.
Teatro Renascentista |
No
Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos
índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre
encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena. Ao cabo do
século XVIII, a estrutura dramática de peças sofreu mudanças refletindo os
acontecimentos históricos como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Todas as inovações pelas quais o teatro passou levou ao surgimento da figura do
diretor, que trata de todos os estágios artísticos de uma produção. Entretanto,
pode-se dizer que as idéias de Bertolt Brecht foram as que mais influenciaram o
teatro moderno. Brecht dizia que o ator deve manter-se consciente do fato que
está atuando e que jamais pode emprestar sua personalidade ao personagem
interpretado.
Fonte da fotos: www.culturamix.com; arquitetofala.blogspot.com.br; www.estudopratico.com.br;
http://ciateatralosmarias.blogspot.com.br/]
Fonte de pesquisa: Wikipedia; www.todamateria.com.br
Por Alexa Philyppis
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